Interesse GeralspaceParticipantesspacePequisadoresspace
 
 

Comitês Assessores


     Os Comitês Assessores, compostos por pesquisadores de vários Centros de Investigação, fazem recomendações ao CDir e organizam núcleos de trabalho, quando pertinente.

Comitê de Arrolamento – estabelece as diretrizes para a amostragem e acompanhamento dos participantes e é responsável pela organização de estudos piloto.

Coordenador: Bruce Duncan

Comitê de Desfechos – é responsável pela investigação, identificação e classificação dos eventos de interesse, como casos de diabetes e doenças coronarianas, com proposição de quais destes serão detectados e como será realizada a confirmação diagnóstica. O comitê define também quais os procedimentos para encaminhamento médico de casos de doenças e agravos identificados pelo estudo.

Coordenadora: Sandhi Barreto

Comitê de Ética, Recrutamento e Comunicação Social – é responsável por elaborar e garantir as diretrizes éticas de respeito à pessoa, beneficência, segurança e justiça, relacionadas a procedimentos da pesquisa. Define e monitora medidas a serem implementadas no recrutamento, como a interferência mínima na rotina de trabalho dos participantes. Também elabora ações de divulgação do estudo e propõe mecanismos de articulação entre pesquisadores, instituições envolvidas, participantes, comunidade científica e gestores e gerentes do SUS e da Saúde Suplementar.

Coordenadora: Estela Maria Aquino

Comitê de Exames Especializados – define especificações técnicas dos equipamentos e padroniza os procedimentos para a realização de exames especializados.

Coordenador: José Geraldo Mill

Comitê de Exposições e Operações Clínicas – estabelece protocolos de realização de atividades clínicas, como medidas antropométricas, de pressão arterial e do índice tornozelo-braquial, e elabora os questionários que serão aplicados entre os participantes do estudo.

Coordenadora: Dóra Chor

Comitê de Garantia e Controle de Qualidade – desenvolve e implementa métodos para garantia e controle de qualidade da pesquisa. Propõe a realização de estudos de confiabilidade e de validade de procedimentos e medidas laboratoriais, antropométricas e de pressão arterial.

Coordenadora: Maria Inês Schmidt

Comitê de Laboratório e Processamento de Amostras Biológicas – estabelece protocolos e fiscaliza os laboratórios dos Centros de Investigação, a coleta, o processamento, o transporte e a estocagem de amostras biológicas, o treinamento de técnicos e a interpretação de resultados.

Coordenador: Paulo Lotufo

Comitê de Publicações e Apresentações – estimula a participação de investigadores dos vários Centros de Investigação por meio do incentivo à preparação de apresentações e artigos científicos. Além disso, estabelece normas para a produção de textos e resumos, e monitora a qualidade dos mesmos.

Coordenador: Moysés Szklo


Voltar     Topo