Interesse GeralspaceParticipantesspacePequisadoresspace
 
 

Conheça o ELSA


Histórico


    Nas últimas décadas, profundas transformações sociais, econômicas e demográficas fizeram com que o Brasil vivenciasse um grande crescimento da ocorrência de doenças crônicas.

    Fatores como urbanização acelerada e modificações da estrutura familiar colaboraram para que, em 2002, tais enfermidades já respondessem por 75% dos gastos com internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS).

    Devido à escassez de estudos longitudinais em populações adultas que investiguem as mudanças ocorridas em várias regiões brasileiras, a incidência dessas doenças e seus fatores de risco ainda são pouco conhecidos.

    Buscando sanar essa lacuna, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, propôs o desenvolvimento do ELSA – estudo de coorte que busca investigar o desenvolvimento de doenças crônicas, em particular, das cardiovasculares e do diabetes.

    Para isso, foi selecionado um consórcio formado por seis instituições de diferentes estados do país: Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), Universidade de São Paulo (USP), e as universidades federais da Bahia (UFBA), Espírito Santo (Ufes), Minas Gerais (UFMG) e Rio Grande do Sul UFRGS).


Voltar