Interesse GeralspaceParticipantesspacePequisadoresspace
 
 

ELSA-Brasil finaliza preparação para Onda 3


Na reta final da preparação para a Onda 3, quando os participantes dos seis Centros de Investigação (CIs) do estudo serão convidados a retornar aos CIs para realização de novos exames e entrevistas, a equipe ELSA conclui treinamentos e certificações para garantir a padronização criteriosa, profissionalismo e cuidado que têm marcado o estudo desde seu início. Antes da realização das Ondas são realizados vários treinamentos sobre a adequada aplicação do questionário desenvolvido especificamente para o ELSA e sobre os procedimentos que envolvem todos os exames e medidas da pesquisa. Os treinamentos centralizados reúnem todos os supervisores de cada Centro de Investigação, que por sua vez treinam e certificam as equipes locais.

“Essas etapas de padronização são fundamentais para que se garanta a uniformidade do estudo em todos os centros de pesquisa, além de garantir a qualidade na coleta dos dados”, explica Rosane Griep, coordenadora do CI ELSA Rio de Janeiro, onde foi realizado o treinamento do questionário aplicado aos participantes nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro de 2016. “Neste treinamento foi possível padronizar os procedimentos de coleta dos dados por meio do questionário e ajustar o manual de preenchimento que guiará toda a pesquisa de campo”.

O ELSA-Brasil já realizou duas Ondas, etapas em que os participantes fazem exames e entrevistas nos Centros de Investigação, de 2008 a 2010 (Onda 1) e de 2012 a 2014 (Onda 2), além de monitorar o estado de saúde dos participantes por meio de ligações telefônicas anuais. A Onda 3 do estudo será iniciada no primeiro semestre de 2017. Fique atento às novidades!

Voltar    Topo

Veja matérias anteriores