Interesse GeralspaceParticipantesspacePequisadoresspace
 
 

Conheça o ELSA


Objetivos


    As doenças crônicas são responsáveis pelos maiores índices de mortalidade e morbidade no Brasil. Seu aumento substancial não só traz conseqüências negativas para a qualidade de vida da população adulta do país, como também responde pelos maiores gastos com assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).

    No entanto, ainda existem importantes lacunas de conhecimento sobre a incidência das enfermidades crônicas e seus fatores de risco. Políticas de controle dessas doenças têm sido formuladas de acordo com informações de estudos oriundos de países desenvolvidos. Dentro dessa conjuntura, o ELSA surge como pesquisa essencial para uma gestão da saúde pública no Brasil.

    O estudo pretende investigar associações entre as doenças crônicas principalmente cardiovasculares e diabetes - e fatores biológicos, comportamentais, ambientais, ocupacionais e sociais. Com Centros de Investigação distribuídos em seis estados, objetiva-se também a análise de possíveis variações regionais relacionadas a essas enfermidades no país.

    Além disso, a investigação tem como meta a qualificação de profissionais em epidemiologia de doenças crônicas e o fortalecimento da pesquisa científica nesse campo temático. Ultrapassando os limites nacionais, também pretende tornar-se referência para populações de outros países com características próximas à brasileira.


Voltar     Topo