Interesse GeralspaceParticipantesspacePequisadoresspace
 
 

Orientação para exames


    Existem algumas condições que podem interferir nos resultados dos exames que você irá realizar, dentre elas: tempo de jejum insuficiente, uso de bebida alcoólica e atividade física excessiva no dia anterior. Assim, para assegurar a qualidade dos resultados dos exames, é muito importante seguir estas orientações.

orien_exames



Preparando sua ida ao Centro de Investigação ELSA

    • Jejum de 12 horas

Na véspera da visita ao CI ELSA, alimente-se como de costume e inicie o jejum 12 horas antes do horário agendado. Por exemplo, se o horário marcado para sua ida ao CI é 7h, você poderá alimentar-se no dia anterior até às 19h, iniciando o jejum em seguida. Apenas água e medicamentos prescritos poderão ser ingeridos no período entre a última refeição e a realização dos exames, exceto no caso dos diabéticos, que serão orientados mais adiante.

Atenção: É importante que você se alimente imediatamente antes de iniciar o período de jejum para que o tempo até a coleta de sangue não dure mais que 12 horas. O limite aceitável para a duração do jejum é de, no máximo, 14 horas.

Seu período de jejum chegará ao fim após as coletas de sangue no CI, quando será oferecido um lanche preparado com a orientação de nutricionistas. Caso tenha alguma restrição alimentar, informe a nossa equipe.


    • Medicamentos em uso

Se você está usando algum medicamento, deverá manter o uso como recomendado pelo médico. No entanto, pedimos sua atenção para as situações em que os medicamentos não deverão ser ingeridos, conforme indicado a seguir:
- Se você for diabético/a: não tome os medicamentos para tratamento do diabetes (insulina ou hipoglicemiante oral) na manhã do dia de visita ao CI. No entanto, não esqueça de levar a sua insulina com o material de aplicação ou o hipoglicemiante oral para serem tomados após a realização da coleta de sangue no CI.
- Se estiver fazendo uso de Polivitamínicos, Vitamina C ou anti-gripais, favor interromper o uso 24 horas antes de comparecer ao CI ELSA.
- Você deverá evitar o uso de laxantes nas 24 horas que antecedem a visita ao CI ELSA.

    • Coleta de urina de 12 horas noturnas

Quando iniciar a coleta de urina, você deverá urinar no vaso sanitário para esvaziar a bexiga. Após esse procedimento, toda a urina produzida deverá ser coletada no frasco até o término da coleta, no dia seguinte. Evite aplicar talco ou cremes na região genital para não contaminar a coleta. Consulte informações mais detalhadas sobre o exame no Formulário de Coleta de Urina.

    • Não ingerir bebidas alcoólicas

Na véspera de sua ida ao CI ELSA, você não deve ingerir bebidas alcoólicas, pois isso poderá modificar os resultados dos exames.

    • Evitar atividade física excessiva

Você também deve evitar atividade física excessiva pelo menos nas 12 horas anteriores à ida ao CI ELSA, isso inclui atividades físicas que fazem suar muito, aumentar muito a respiração e os batimentos do coração. Alguns exemplos: correr, fazer ginástica, pedalar rápido em bicicleta, fazer serviços domésticos pesados, transportar objetos pesados e jogar futebol competitivo.

    • Se usa lentes de contato

O exame de fotografia das retinas não poderá ser realizado com lentes de contato. Caso utilize lentes, leve sua caixinha para guardá-las ou, se preferir, use óculos.

    • Levar suas receitas ou caixas de medicamentos

No dia da visita ao CI ELSA, você deverá levar todas as medicações que estiver usando nas últimas duas semanas, mesmo aquelas que não foram receitadas pelo médico. Isso inclui fórmulas, vitaminas e medicamentos sob qualquer forma de apresentação (comprimidos, xaropes, colírios, cremes, adesivos, aerossóis, entre outros). As receitas dos medicamentos também devem ser levadas. Caso não tenha as receitas, leve os remédios ou suas embalagens para o CI ELSA.

Somente para mulheres: Se estiver usando método anticoncepcional hormonal (pílulas, injeções, implante, anel ou DIU com hormônio) ou fizer uso de hormônio feminino para qualquer fim, não esqueça de levar a receita ou caixa do medicamento.



Voltar     Topo